E os padrinhos do casamento?

 |  Categoria: Noivas
 | 01 Abril 2015

Geralmente, os padrinhos são casais muito próximos aos noivos, aqueles que se fizeram presentes nos momentos mais incríveis e também os mais difíceis do casal.

Os responsáveis pelas brigas e reconciliações, pessoas que de alguma maneira fizeram parte da história do relacionamento dos nubentes. Mas, qual é a responsabilidade dos padrinhos no casamento?

Na Idade Média a noiva ficava ao lado esquerdo do noivo e a espada, no lado direito.

Se alguém tentasse roubar a noiva o cavalheiro estaria pronto para protegê-la.Para que o noivo não precisasse ficar atento ou nervoso durante a cerimônia surgiu a tradição de convidar um guerreiro de confiança para defender os nubentes de qualquer ameaça.

Já a madrinha era a dama de honra que auxiliava a noiva no que fosse necessário.Com o passar dos tempos a figura dos padrinhos foi se modificando. Os casamentos arranjados tinham o propósito de unir famílias, bens e influência. Os padrinhos e madrinhas eram determinados pela família dos noivos e serviam como testemunhas do "acordo". 

Existem muitas outras histórias sobre essa tradição. No ritual Romano o casamento precisava de 10 testemunhas com vestimentas iguais para confundir espíritos malignos que poderiam tentar contra felicidade dos noivos. Na Inglaterra o costume era bem parecido com o Romano, mas a função dos 10 padrinhos era proteger os noivos de pretendentes desprezados que tentassem estragar o casamento.

No conceito norte americano, os padrinhos têm uma participação mais ativa nos preparativos para o casamento. As madrinhas, chamadas de bridesmaids são responsáveis pela organização do chá de panela, por ajudar a noiva na escolha do vestido e a ficar maravilhosa no dia do casamento.

Elas se vestem com vestidos iguais ou com a mesma cor e carregam um buquê em versão menor que o da noiva. Ao contrário do Brasil em que os padrinhos ficam aos pares no altar, as madrinhas ficam todas ao lado da noiva e os padrinhos, chamados de groomsmen, responsáveis por organizar a despedida de solteiro e também nos preparativos do grande dia, ficam no lado do noivo.

Eles também se vestem com ternos iguais. As madrinhas são escolhidas pela noiva e os padrinhos pelo noivo.
Todas as versões sobre esta tradição apontam para um mesmo significado. Padrinho e madrinha são sinônimos de defensor, protetor, testemunha, amizade, carinho, respeito e união.

padrinhos1

 

Deixar seu comentário

Postar comentário como visitante

0
  • Nenhum comentário encontrado

NOSSOS PARCEIROS

RECEBA NOTÍCIAS

Assine nossa mala direta para receber notícias sobre as novidades Javanesa e do mundo da moda.