Tecidos para estofados

 |  Categoria: Decoração
 | 17 Maio 2016

Sugestões e dicas

Em tempos de economia e adesão à atitudes sustentáveis o foco é criar, inovar, transformar e realizar. A partir deste ideal é possível mudar a decoração da sala trocando o tecido do sofá, poltronas e pufs. O mercado oferece, basicamente, cinco tipos de tecidos utilizados para os estofados:
Chenile

TFchenilleAté pouco tempo o chenile era o tecido preferido dos estofadores pela sua beleza, conforto e maciez. O mercado oferece diversas cores e estampas, mas é um tecido chato de limpar, devido aos vincos, é contra-indicado à pessoas com alergias, absorve líquidos rapidamente e por ser um tecido grosso acaba retendo mais calor do corpo. Quem optar pelo chenile, sugerimos impermeabilizar o estofado para que dure mais tempo limpo.

 


Jacquard

TFacquard ex

Por ter uma trama mais fechada o jacquard é um tecido resistente, fácil de limpar, demora para absorver líquido e por ser mais fino, retém menos calor do corpo. As estampas que apresenta é tipo silkscreen ou em relevo.

 

 

Suede

TfsuedeTambém conhecido como ultrasuede ,nobuk ou camurça italiana, o suede é um tecido confortável e relativamente fresco. Apresenta uma pelagem rasa, parecido com veludo, é fácil de limpar, mas difícil de tirar manchas. Portanto recomenda-se a impermeabilização.


 

Tecido sintético ou couríssimo

tfcourosinteticoComo o próprio nome indica, o tecido ou couro sintético é fabricado a partir de materiais sintetizados em laboratórios, oriundos da indústria química e petroquímica como o policloreto vinílico, o poliéster, a poliamida. O tecido ou couro sintético apresenta uma ótima resistência, é fácil de limpar, é impermeável e indicado para pessoas alérgicas a pó ou com animais domésticos em casa. O ponto negativo é que ele é extremamente frio no inverno e quente no verão.

 

Veludo "Vellus"

velusvelusvelus1velus1velus2velus2velus3velus3velus4velus4velus5velus5velus6velus6velus7velus7velus8velus8velus9velus9velus10velus10velus11velus11velus12velus12velus13velus13velus14velus14velus15velus15velus16velus16velus17velus17velus18velus18velus19velus19



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Veludo vem da palavra latina "vellus", que quer dizer pêlos, mas no Brasil é denominado como um tipo de veludo produzido com uma tecnologia de fácil limpeza. Rabiscos de caneta, por exemplo, podem ser tirados com álcool. O Vellus também marca menos que o veludo italiano e proporciona muito conforto e beleza. Porém, é um tecido quente. A padronagem é liso, estampado e listrado. Ideal também para revestimento de paredes.

Como cuidar o seu estofado:

Independente do tecido escolhido para revestir o seu estofado o melhor é garantir que ele dure mais tempo.
* Evite que ele fique em local de muita exposição ao sol para não desbotar;
* Faça a limpeza somente com aspirador de pó e um pano úmido, evitando o uso de produtos químicos;
* Não permita que pessoas usem os braços do estofado como assento, exceto se ele foi feito para suportar peso.
Impermeabilização de tecidos
O processo de impermeabilização consiste em envolver o tecido em um produto que irá protegê-lo de manchas e umidade. Pode ser feito com um spray próprio para tecidos vendidos em lojas ou empresas especializadas em impermeabilização. Essa proteção precisa ser feito periodicamente, pois o tecido volta a ficar exposto a acidentes.
O ideal é usar tecidos em áreas com pouca umidade para maior durabilidade dos móveis. É interessante saber que nem todos os tecidos podem ser impermeabilizados, pois podem ser danificados, como por exemplo tecidos que imitam couro, 100% sintéticos e tecidos com base de polipropileno.

Deixar seu comentário

Postar comentário como visitante

0

Pessoas nesta conversa

NOSSOS PARCEIROS

RECEBA NOTÍCIAS

Assine nossa mala direta para receber notícias sobre as novidades Javanesa e do mundo da moda.