Sob Medida - Cortina

 |  Categoria: Decoração
 | 19 Setembro 2016
 

Na decoração a metragem das cortinas depende do modelo, tamanho do espaço a ser coberta, da sua função e do estilo da decoração. O principal é saber que a peça pronta deve ter, no mínimo, 30 cm a mais que a largura da janela e 45 cm a mais que a altura.

 A escolha do tecido também influencia na quantidade a ser comprada. Se optar pelo blackout, o ideal é aumentar a metragem. Quanto maior for a área coberta nas laterais, menos luz refletirá no ambiente.

 Se o tecido for fininho, leve, transparente e fluído como o voil, por exemplo, quanto mais “cheia” for a cortina, mais charmosa e elegante ficará na sua decoração.

 Como calcular

 Se o modelo da cortina for franzido ou com pregas a metragem do tecido deverá ser quatro vezes maior do que a janela ou espaço a ser coberto. Quanto ao estilo das pregas elas podem ser americanas, macho, fêmea ou wave (também conhecido como paulista).

 Estilo de pregas

 Prega Americana: Possui três dobras no cós com um franzido virado para o alto.

prega americanaPrega Americana

 

 

 

 

 

 

 

Prega fêmea e macho: Formada por duas dobras em sentidos opostos, que se encontram na frente do tecido. Ao contrário da fêmea, a prega macho é formada por duas dobras em sentidos opostos, que se aproximam no avesso do tecido.

prega femeaPrega Fêmeaprega machoPrega Macho

 

 

 

 

 

 

 

Prega Paulista ou Wave: Dobras intercaladas nos dois sentidos produzindo um efeito de ondulação.

prega paulistaPrega Paulista

 

 

 

 

 

 

Já se a cortina for no modelo rolô a metragem é calculada pelo tamanho exato da janela ou parede a ser coberta, acrescentando apenas 40 cm para a bainha (parte do tecido que é presa no rolo) e 20 cm para os arremates laterais. Para o modelo painel, que corre sobre o trilho, a metragem do tecido também será igual ao espaço a ser coberto, mais 15 cm para o cós de rodízios e bainha e 10 cm para o acabamento lateral.

cortina  rolo

 

 

 

 

 

As cortinas que tiverem bando ou chale como acabamento, a metragem deverá ser calculada a parte e de acordo com o modelo.

Deixar seu comentário

Postar comentário como visitante

0
  • Nenhum comentário encontrado

NOSSOS PARCEIROS

RECEBA NOTÍCIAS

Assine nossa mala direta para receber notícias sobre as novidades Javanesa e do mundo da moda.